Já ouviu falar em “cherry eye”  ou olho de cereja?? Poise o nome parece estranho, não é mesmo?
 
“cherry eye”  nada mais é do que o prolapso da glândula da terceira pálpebra, ou seja a projeção de uma glândula do olho, responsável pela produção lacrimal que deveria ficar internamente e acaba sendo levada para fora por várias causas.
 
O prolápso da glândula da terceira pálpebra pode ocorrer com qualquer cão e de qualquer raça, existem algumas raças que tem maior predisposição, ocorre geralmente por flacidez dos tecidos e pode melhorar a medida que o cão amadurece. Agentes irritantes como pólem ou materiais de limpeza ou mesmo o cão na tentativa de coçar o olhinho, fazer esforço ou se estressar, podem precipitar a saída da glândula.


Reposicionando a glândula em seu lugar.

Caso isso aconteça você deve reposicionar imediatamente: com seu dedo polegar eleve a pálpebra inferior envolvendo a glândula e então faça leve pressão para baixo até sentir o osso onde fica a órbita ocular. Mantenha assim por alguns segundos. Ao remover o dedo você observará que a bolinha desapareceu. 
Faça isso sempre que notar a saída da glândula, ainda pequena, antes que ela edemacie e fique irritada não cabendo mais no seu espaço. Esse cuidado pode fazer-se necessário por semanas. Mantenha o uso dos colírios e pomadas que o veterinário receitar.
Neste vídeo mostra como é simples realizar o reposicionamento da glândula. Confira:
 
https://www.youtube.com/watch?v=PjyBLzCN1qY&feature=youtu.be



Uma vez edemaciada e irritada torna-se impossível mante-la em seu leito, podendo ser necessária cirurgia. 
 
Caso necessite operação procure um veterinário especialista em oftalmologia. A intervenção deve poupar a glândula, pois ela é responsável por grande parte da produção lacrimal, e não deixar cicatrizes. A escassez de lágrimas trazida pela retirada da glândula da terceira pálpebra pode comprometer a lubrificação do olho e trazer sérias complicações. 
 
Pelo fato da glândula ser responsável por boa parte da produção das lágrimas, a sua função pode ficar comprometida e o cão passa a apresentar olho seco e um certo grau de irritação que pode até mesmo levar a um quadro de ulceração.
 
Se perceber que surgiu uma “pele” ou “bolinha” de cor rosa ou vermelha no cantinho do olho do seu pet não hesite em procurar o Veterinário o quanto antes.

, 27/03/2018

Entre em contato